Buscar
VACINAÇÃO INFANTIL
- Pópidi
- 21 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023
Por Fernando F. Castilho | Julho 02, 2021 |

A vacinação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças. Mas você sabe porque é tão importante vacinar seu pequeno? Venha com a gente para descobrir as principais informações sobre esse assunto.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
As vacinas foram criadas para defender o sistema imunológico do ser humano. O objetivo é que elas produzam anticorpos e defendam o corpo contra doenças como poliomielite, hepatite, pneumonia, entre outras. Mas como ocorre esse processo de vacinação no corpo da criança?
Na realidade, de acordo com especialistas, a criança é vacinada mesmo ainda no útero, pois a mãe, quando vacinada, transfere os anticorpos através da placenta. As crianças recebem o maior número de vacinas ainda no primeiro ano de vida; a maioria possui segunda dose, para reforçar o efeito protetor.
O sistema imunológico da criança cria a chamada “memória imunológica”, que ocorre a partir do momento de aplicação da vacina. Assim, o vírus é combatido com os anticorpos produzidos de forma prévia, evitando que ocorra a doença.
ÍNDICE DE QUEDA DA VACINAÇÃO NO BRASIL
Embora a vacinação infantil seja de extrema importância - como já vimos - segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil não atingiu a meta de imunização infantil em 2020. Isso por que a vacinação contra a covid-19 se tornou o foco da população mundial nos últimos meses. Claro que a ansiedade pela extinção do novo vírus é grande, mas, por outro lado, as doenças que já possuem imunizantes podem voltar devido à queda da vacinação, especialmente entre o público infantil. Informações preliminares do Ministério da Saúde contam que no último ano o índice de imunização, no quadro geral, nenhum imunizante alcançou o nível desejado, com destaque para a hepatite B, que fechou 2020 com 59,1% de cobertura. Como base de comparação, em 2015 o mesmo imunizante atingiu 90,9%. Espera-se que com o fim da covid-19, os índices de vacinação no Brasil voltem aos níveis desejados.
CONFIRA ABAIXO AS RESPOSTAS PARA DÚVIDAS FREQUENTES DOS PAIS EM RELAÇÃO AS VACINAS:
Você sabe o que são vacinas?
“As vacinas são substâncias produzidas em laboratórios com a função de treinar nosso sistema imunológico contra vários tipos de infecções.”
Como as vacinas funcionam?
“Elas estimulam o nosso organismo a produzir anticorpos; que são as substâncias produzidas pelo corpo para combater os microrganismos invasores. Assim, ele desenvolve anticorpos antes de entrar em contato com o microrganismo, deixando-o pronto para atuar mais rapidamente quando isso acontecer.”
Por que iniciar a vacinação em crianças tão cedo?
“As crianças são as mais suscetíveis às doenças, suas defesas imunológicas ainda não estão bem formadas. Quanto mais cedo for iniciada a vacinação, mais cedo elas ficarão protegidas.”
As vacinas são seguras?
“Sim, todas as vacinas aprovadas são submetidas a testes rigorosos ao longo das diferentes fases de ensaios clínicos e seguem sendo avaliadas regularmente uma vez que comercializadas, tanto para níveis de proteção, como também de possíveis reações.”
Meu bebê pode lidar com todas essas vacinas?
"O calendário de vacinação é formado por vacinas que combinam entre si; o que permite várias aplicações em um mesmo dia. Algumas vacinas podem causar pequenas reações, que devem ser relatadas imediatamente no local em que o paciente foi vacinado, para que sejam dadas as devidas orientações médicas."
Uma vacina pode fazer meu bebê ficar doente?
"Vacinas não causam doenças, assim como não é responsável pelo autismo ou qualquer outra condição que seja atribuída a ela. Não existem comprovações científicas que confirmem que a vacinação cause qualquer tipo de doença."
Quais são as doenças que as vacinas previnem?
"O calendário nacional de vacinação do PNI (Programa Nacional de Vacinação) conta com 18 vacinas, que protegem de diversas doenças, entre elas meningites, pneumonias, paralisia infantil, varicela; entre outras."
Existem doenças que o número de casos estão zerados. Então, por que é preciso vacinar?
"Mesmo que uma doença já tenha sido erradicada no país, pode haver contato com o vetor de outras formas, seja por proximidade a alguém que tenha viajado e trago a doença de outro local, seja pela própria criança viajar, ou por outras formas de contato com agentes infecciosos.
Sendo assim, basta um primeiro infectado dentro de um ambiente com baixa imunização para que a doença se espalhe e se torne uma epidemia, causando consequências as vezes irreversíveis, tanto para os doentes quanto para a comunidade como um todo."
Qual a diferença entre gotas e agulhas?
"O que difere é a apresentação de alguns imunos, sendo a maior parte injetáveis, com exceção da Vop e Rotavírus, que são via oral."
PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELAS RESPOSTAS:
Adriana Barbosa de Alcantara
Chefe de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Birigui - SP
(Prefeitura Municipal de Birigui) - * Adriana é nossa convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Popidiadia.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO INFANTIL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD:


Comments