OS 10 MELHORES LIVROS PARA PEQUENOS GRANDES LEITORES
- Pópidi

- 22 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2023
Por Talita do Vale Gamba | Outubro 22, 2021 |

Grandes leitores precisam de grandes livros! Logo, nada melhor do que ir aos clássicos: aqueles livros marcantes que jamais envelhecem. Por isso, selecionamos 10 sugestões de leitura dentre as mais lidas publicações da literatura mundial, enfatizando alguns livros para crianças mais importantes da literatura brasileira. Vamos à leitura!
1- O PEQUENO PRÍNCIPE

Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Ano da 1ª edição: 1943
Gênero: romance
Público: infanto-juvenil
Embora seja recomendado ao público infanto-juvenil, O Pequeno Príncipe é um livro para todas as idades. Conta a história de um encontro inusitado entre um aviador e um menino de cabelos dourados que ele encontra no meio do deserto após um acidente de avião. As histórias desse misterioso menino são incríveis! Um pequeno grande leitor precisa conhecer esse clássico da literatura mundial.
2- CONTOS DE GRIMM

Autor: Jacob e Wilhelm Grimm (os Irmãos Grimm)
Ano da 1ª edição: 1812
Gênero: livro de contos
Público: infantil
Os clássicos contos de fadas dos Irmãos Grimm fazem parte do imaginário popular e já encantaram várias gerações desde que foram publicados pela primeira vez, no século XIX. E, claro, eles não podem ficar de fora de qualquer lista de livros infantis. É um compilado de histórias escritas pelos dois autores e, dependendo da edição, podemos encontrar clássicos como "Cinderela", "Branca de Neve", "João e Maria" e "Chapeuzinho Vermelho".
3- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Autor: Lewis Carroll
Ano da 1ª edição: 1865
Gênero: romance
Público: infanto-juvenil
Pioneiro na chamada literatura nonsense (que introduz a falta de sentido na realidade), Alice no País das Maravilhas é aquele clássico que mesmo quem não leu conhece um pouco da história, que já foi parar até nas telinhas do cinema. O livro conta a história de Alice, uma menina curiosa que segue um Coelho Branco de colete e relógio, mergulhando sem pensar na sua toca. A protagonista é projetada para um novo mundo, repleto de animais e objetos antropomórficos, que falam e se comportam como seres humanos.
4- VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Autor: Júlio Verne
Ano da 1ª edição: 1864
Gênero: romance
Público: infanto-juvenil
Viagem ao Centro da Terra é daquelas obras literárias que não morrem. Um clássico da ficção científica, que continua servindo de referência para escritores e roteiristas de cinema até hoje. O livro conta a aventura do cientista Otto Lidenbrock, seu sobrinho Axel e o guia islandês Hans Bjelke através da cratera do vulcão Sneffels. Destino: o centro da Terra. Essa obra é capaz de transportar os leitores para um incrível mundo desconhecido dentro do nosso próprio planeta.
5- ONDE VIVEM OS MONSTROS

Autor: Maurice Sendak
Ano da 1ª edição: 1963
Gênero: conto
Público: infantil
Onde Vivem os Monstros é um verdadeiro sucesso mundial. Conta a história do garoto Max que, após ser colocado de castigo no seu quarto, vivencia uma experiência fantástica e acaba indo parar na terra dos monstros. É um daqueles livros disfarçados de “infantil", mas que tem a leitura indispensável para pessoas de todas as idades.
6- O PATINHO FEIO

Autor: Hans Christian Andersen
Ano da 1ª edição: 1843
Gênero: fábula, conto infantil
Público: infantil
Mais uma história super conhecida! Quem nunca ouviu falar do Patinho Feio? A história do cisne chocado em ninho de pata, e que por isso passa a sofrer bullying dos seus irmãozinhos, além de comovente, é bastante educativa. Um dos contos mais famosos da literatura infantil mundial, que já recebeu inúmeras adaptações e inspirou outras tantas histórias. É um conto que encanta milhares de crianças no mundo inteiro e transmite valiosas lições para a vida.
7- O MENINO MALUQUINHO

Autor: Ziraldo
Ano da 1ª edição: 1980
Gênero: ficção em versos
Público: infantil
O Menino Maluquinho é um dos personagens mais famosos da literatura brasileira. O livro conta a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
8- AS AVENTURAS DE PINÓQUIO

Autor: Carlo Collodi
Ano da 1ª edição: 1881
Gênero: romance
Público: infanto-juvenil
Pinóquio é um dos personagens mais conhecidos da literatura infantil. Ficou bem conhecido por conta da versão produzida pela Disney em 1940. Contudo, quem conhece apenas pela a história do boneco de madeira cujo nariz cresce quando ele conta uma mentira, talvez não tenha ideia de que a história contada no cinema não é exatamente igual à original. Por isso, se quiser conhecer a verdadeira história do boneco de madeira que quer virar gente, vale a pena recorrer ao livro.
9- MARCELO, MARMELO, MARTELO

Autor: Ruth Rocha
Ano da 1ª edição: 1976
Gênero: ficção
Público: infanto-juvenil
Neste livro, Ruth Rocha conta a história do menino que decidiu reinventar o nome das coisas. É um menino curioso com as palavras, que vive intrigado perguntando porque tal coisa se chama assim e não assado, porque seu nome é Marcelo e não martelo ou marmelo. Um dos maiores êxitos literários dessa grande escritora.
10- MEU PÉ DE LARANJA LIMA

Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano da 1ª edição: 1968
Gênero: romance
Público: infanto-juvenil
O Meu Pé de Laranja Lima é um dos maiores sucessos da literatura infantil brasileira. Mas esse sucesso não se restringe ao Brasil. O clássico de José Mauro de Vasconcelos publicado pela primeira vez em 1968, já ganhou versões em 52 línguas e rodou em quase 20 países, além de ter recebido duas adaptações para o cinema e três novelas. A história gira em torno de Zezé, um menino que pertence a uma família pobre e que descobre no pé de laranja lima Xururuca seu melhor amigo.
E aí, gostou das indicações?! Anote todas e viaje no universo da literatura!









Comentários