Férias: O descanso merecido
- Pópidi
- 7 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2024
Por Giovanna Araujo | 07 de julho de 2023
Quando o meio do ano chega, os pequenos só pensam em uma coisa: FÉRIAS!
Um momento super esperado, livre das obrigações de uma rotina escolar cansativa, requer atividades que divirtam e relaxem as crianças, sem esquecer que, quando falamos em descanso, até mesmo o tempo em que elas escolhem passar sem fazer nada, entra nessa discussão.
Por isso, hoje, além de contar o porquê do recesso ser tão importante, listaremos algumas formas de aproveitar esse período tão esperado pelos pequenos.

A rotina escolar é um ótimo benefício na estimulação da autonomia e responsabilidade, porém a criança precisa de um descanso para o bem de sua saúde mental, com uma agenda livre onde seja possível explorar o mundo de forma tranquila, no seu tempo. De acordo com estudos realizados pela APP (Academia Norte Americana de Pediatria), esse período de descanso é muito importante para o desenvolvimento das crianças nos mais diversos aspectos sociais, já que, durante esse tempo de lazer, é possível aprender novas habilidades, que as deixam mais seguras na hora da volta às aulas.
O relacionamento com a família também pode ser melhorado, pois passando um tempo maior em casa, naturalmente a criança passará mais tempo com a sua família. É muito importante que os adultos participem de maneira ativa no período de recesso dos pequenos, mas sempre lembrando que, quando o planejamento de compromissos se transforma em obrigações, as crianças se sentem desanimadas, pois todo o esforço feito para cumprir uma rotina desgastante, não resultou em nenhum momento prazeroso.
As férias geralmente costumam cair na mesma época para todas as crianças, sendo assim, os pequenos conseguem ter contato com amiguinhos de outros locais já que, por falta de tempo, durante os dias de aula, não é possível manter muito contato. É muito comum ver praças e parques públicos lotados nessa época do ano, então as amizades vão sendo estimuladas de forma natural.

Para garantir a diversão nesse período, trouxemos hoje 5 indicações de atividades para animar essas férias, que com certeza a criança vai guardar para sempre na memória como a melhor de todas:

VIAJAR: Não importa o destino, roteiro, duração e muito menos o lugar, uma viagem é sempre bem-vinda! Explorar o local, seus pontos turísticos, descobrir histórias antigas e criar novas, tudo sempre gera aprendizado.

PROGRAMAS CULTURAIS: Sempre é hora de aproveitar todos os programas envolvendo cultura. Os cinemas trazem conteúdos diversos para o agrado de todos os públicos, os teatros são outra forma de arte muito divertida e interessante para os pequenos, já que aquele mundo mágico da história é reproduzido ao vivo em sua frente.
(DICA: consulte a agenda cultural da sua cidade para ver a programação. Apoie artistas locais😉)

EXERCÍCIOS: Aproveitar esse tempinho a mais para praticar atividades físicas é super indicado!!! Andar de bicicleta, patins, skate, patinete, correr, fazer uma caminhada, andar com o pet, e entre diversas outras opções.

REUNIR AMIGOS: Aquela bagunça tranquila ta liberada nas férias!!! Promover piqueniques, noites de jogos, oficinas divertidas, dia de filmes e festas do pijama, fortalece ainda mais os laços de lindas amizades.

RODAS DE LEITURA: O incentivo a leitura é sempre bem-vindo. Mesmo fora da escola os pequenos precisam entender que ler é muito importante e não se prende somente a sala de aula. Rodas de leitura feitas durante o recesso, compartilhamento de trechos de livros e trocas de indicações são ações muito inspiradoras para as crianças.
Lembrando que são somente dicas e não regras sobre o que fazer durante esse tempo de descanso!!! O recesso tem que ser aproveitado da maneira que a criança achar melhor, afinal quem vive a rotina escolar é ela, então esse momento deve ser voltado para a sua diversão🧡✨
A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.
Comentarios