BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM...
- Pópidi
- 13 de set. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2023
Por Gabriel Mariano | Setembro 13, 2021

As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento em diversos aspectos de uma criança, mesmo com a atual situação de distanciamento social, vamos tratar aqui algumas questões sobre a importância e alguns exemplos dessas brincadeiras, para o desenvolvimento saudável das crianças.
1 – ACAMPAMENTO COM HISTORINHAS
Use a mesa de jantar, guarda-chuva ou cabos de vassoura para colocar lençóis sobre eles e, assim, fazer uma cabaninha. No chão, coloque colchões e almofadas. Pronto! O acampamento está montado. Agora, pegue aquele livro de historinhas para ler para seu filho. Além de essa ser uma forma de ter um momento aconchegante em família, seu filho terá a criatividade estimulada. Isso porque ele terá que usar a imaginação para montar os cenários das historinhas!

2 – ALERTA COR
Que tal promover um momento de atividade física com pura diversão? Nessa brincadeira, uma pessoa terá que ser o pegador. Já os outros participantes terão que ficar espalhados pelos cômodos da casa.
Em seguida, o pegador dirá: “Alerta cor”. “Que cor?”, terá que perguntar os demais. Então, o pegador escolherá uma cor. Os outros participantes terão que tocar algo que possui aquela cor para serem “salvos”. Caso não consigam, eles poderão ser pegos e ficarão de fora da próxima rodada.

3 – BOLICHE
Jogar boliche é uma das brincadeiras para fazer em casa que pode envolver toda família. Para isso, você vai precisar apenas de garrafas pet e bolinhas de meia e improvisar uma pista de boliche. Se quiser dificultar o derrubamento das garrafas, basta enchê-las com um pouco de água.
Depois, é só iniciar a competição. Quem conseguir derrubar mais garrafas vencerá o jogo. Para deixar a disputa interessante, uma ideia é preparar um presente para ser dado ao vencedor ao final da brincadeira. Essa é uma forma de ajudar a criança a saber lidar com a frustração em caso de perda. Também é uma maneira de estimular o desenvolvimento motor e o equilíbrio, já que ela terá que se esforçar para acertar as garrafas.

4 – BOLHAS DE SABÃO
Para brincar de bolhas de sabão, em um recipiente, misture água e detergente com uma colher de glicerina. Colocar glicerina é importante, pois é o segredo para fazer com que a bolha não estoure.
Para fazer a “varinha” que será usada para “pegar” as bolhas, utilize arame ou outro material que possa moldar até virar um círculo. Depois de fazer o círculo, deixe sobrar uma parte reta que funcionará como o cabo da “varinha”. Quanto maior o círculo que fizer, maior será o tamanho das bolhas.
Agora que está tudo pronto é só liberar a diversão para as crianças! Com certeza, elas irão se divertir e ainda fortalecer a musculatura das bochechas ao soprar o sabão que formará as bolhas.

5 – CASINHA
Na sua infância, era comum brincar de casinha, acertamos? E a brincadeira tradicional ainda continua despertando o interesse da criançada. Convidadas a representarem papéis por meio de bonecas e bonecos, essa é uma forma de desenvolver a criatividade das crianças.
Essa é ainda uma ótima oportunidade de os pais repassarem valores sobre família. Afinal, por se tratar de brincar de estarem em uma casa, histórias familiares podem ser encenadas. Além disso, você pode convidar seus filhos a se colocarem um no lugar do outro.

6 – CIRCUITO DE ATIVIDADES
Com o distanciamento social, fazer atividades físicas ficou mais difícil. Porém, isso não é desculpa para ficar parado. Aproveite que seu filho está em casa e monte um circuito de atividades bem divertido para fazerem juntos. Isso pode ser feito usando banquinhos, cadeiras, sofás, colchões, almofadas, cordas de pular. Use a criatividade e, assim, estimule o desenvolvimento motor do seu filho, brincando!

7 – ESCONDE-ESCONDE
Provavelmente, em um algum momento da sua infância, você já brincou de esconde-esconde.
A brincadeira funciona assim: um participante é escolhido para contar até certo número de olhos fechados ou vendados. Esse número da contagem pode ser combinado entre a família. Durante a contagem, os demais participantes precisam procurar um lugar na casa para se esconder. Quando o prazo terminar, o participante que fez a contagem gritará: “Lá vou eu”, e sairá em busca dos demais.
Quando descobrir alguém, ele tem que tocá-lo para eliminá-lo. Outra opção é voltar para o lugar da contagem e dizer: “Um, dois, três” e citar o nome da pessoa que foi encontrada. Para que as pessoas escondidas vençam a brincadeira, têm que conseguir correr para o lugar da contagem, tocá-lo e gritarem o próprio nome antes que sejam descobertas. A brincadeira é uma forma de desenvolver o cognitivo, uma vez que a criança terá que pensar e agir estrategicamente para vencer.

<a href='https://www.freepik.com/photos/family'>Family photo created by freepik - www.freepik.com</a>
8 – GALERIA DE ARTE
Nessa brincadeira, a ideia é mostrar todo talento da família para as artes visuais. Para isso, separe folhas de papel, tintas, pincel, canetas e lápis de colorir. Em seguida, convide seu filho para desenhar e pintar. Ao final, aproveite para fazer uma galeria de arte da família, expondo em um varal as obras-primas feitas. Após, coloque o varal em destaque em um cômodo da casa. Além de se divertirem juntos, a brincadeira é uma forma de estimular o desenvolvimento motor e a criatividade da criança.

9 – MASSINHA
Brincar de massinha é uma forma de estimular o desenvolvimento motor e fortalecer os músculos das crianças. E o melhor é que, caso não tenha uma massinha pronta em casa, é possível confeccioná-la.
Basta usar quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, uma xícara de sal e três colheres de sopa de óleo. Em seguida, misture todos os ingredientes. Para deixar a massinha colorida, use corantes ou tintas que tiver em casa. Depois, é só colocar as mãos na massa!

10 – TELEFONE SEM FIO
Uma forma divertida de estimular a linguagem e a escuta dos pequenos é a brincadeira do telefone sem fio. Funciona da seguinte forma: toda a família deve formar uma roda. O primeiro participante terá que criar e falar uma mensagem no ouvido da pessoa que está ao seu lado. Em seguida, ela falará a mensagem que ouviu para o próximo participante e assim por diante. O último a receber a mensagem deverá repeti-la em voz alta para todos. Assim, o desafio é descobrir se a mensagem inicial permaneceu a mesma até o fim da brincadeira. Geralmente, a mensagem sofre alterações, o que poderá render muitas risadas em família.

Agora que você já sabe como se divertir, mesmo estando em casa, aproveite para reunir toda a família e colocar em prática tudo o que foi passado aqui. Se divirtam e boas brincadeiras!
Comentarios