AVÓS: Para sempre que precisarmos, para sempre lembrarmos.
- Pópidi

- 21 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2024
Por Giovanna Araujo | 21 de julho de 2023
Quando falamos neles, a primeira coisa que nos vem a mente é um amor enorme, em dobro. As comidas gostosas, presentes fora de época e diversão, são somente um extra nesse combo de carinho e afeto que os avós são.
Venha entender o porquê o convívio com esses familiares fazem tão bem aos pequenos.

Uma rede de apoio extremamente única e acolhedora, são para lá que os pequenos correm quando chegam as férias, finais de semana, dias livres e qualquer outra ocasião que os deixe fugir da rotina. A casa da vovó e do vovô tem cheiro de infância, alegria, calmaria e segurança. As memórias feitas com eles ficam para a vida toda, seja um bolo gostoso com aquela receita única, uma tarde de brincadeiras na rua, subidas nos pés de fruta do quintal, beijos cheios de carinho e um aconchego no sofá quentinho para assistir a um filme com aquela pipoca e companhia perfeita.
A vida com os avós parece um sonho, um conto de fadas, de onde ninguém jamais quer sair. Durante conversas e histórias contadas por eles, as crianças conseguem se conectar com o passado da família, podendo conhecer a sua árvore genealógica um pouco mais afundo com quem tem especialidade no assunto. Esses momentos são de extrema importância, pois os pequenos começam a perceber o seu papel na vida dos familiares e em como são responsáveis pela continuidade de um certo "legado" da família. Assim como auxilia na construção da identidade e personalidade, essa convivência é ótima também para a criação de repertório, ou seja, ajudam no entendimento de mundo, na composição e expansão da visão própria por meio de experiências cultivadas na companhia dos avós.
Por meio dessas histórias compartilhadas, eles são capazes de exercitar a sua imaginação, ou seja, começam a produzir uma pequena visualização, em sua cabeça, de como os personagens desses contos são, inserindo suas características e nomes únicos a esses pensamentos criativos. Um exercício feito de forma prática e natural que impacta muito, de forma positiva, no desenvolvimento dos pequenos. Conhecer o passado e reviver memórias, é elaborar o futuro e viver o presente com um pouco mais de sabedoria.


A empatia e o respeito ficam em evidência nas crianças que cresceram na companhia dos avós, já que desde muito cedo é realizado um trabalho, por parte dos pais, que mostra que os mais velhos também têm necessidades e limitações, fazendo-as entender e respeitar todas as decisões e vontades do avô ou da avó. Essa ação ajuda a desmistificar um estereótipo muito antigo vendido pela nossa sociedade, de que, deve-se associar a esses termos, figuras de dois velhinhos, sem muitas obrigações e que vivem somente em prol do prazer dos filhos e netos. Hoje em dia, isso já é bem diferente, os avós estão mais ativos em diversas atividades que beneficiam o seu próprio lazer, mas isso não quer dizer que as receitinhas deliciosas ou os mimos para os netinhos deixaram de ser uma realidade ou tradição, e sim que agora, o reconhecimento do tempo de qualidade dos mais velhos, tornou-se mais valorizado.
Muitas vezes por questões de saúde e até mesmo rotina, alguns avós não conseguem se dedicar inteiramente aos netos, pois precisam trabalhar, estudar, cuidar da casa e outras diversas obrigações, isso precisa ser tratado com leveza, para não levar a criança a ter pensamentos negativos em relação a essas pessoas tão especiais.
"Eles amam tanto que trasbordam, não poupam elogios e nos tratam como as pessoas mais perfeitas do universo, talvez essa seja a razão que os torna tão especiais. Servem como um lembrete, e talvez até um reflexo de um futuro distante, já que conseguimos enxergar um pouquinho de nós, em cada um deles. Incrivelmente sábios, seus conselhos e histórias impactam de forma muito forte na vida dos familiares, diretamente no modo de pensar e lidar com diversas situações do cotidiano, são esses momentos de ensinamentos que fixam para sempre na mente e no coração. Quem dera os avós fossem eternos e o significado do mais puro amor, pudesse viver eternamente."
Esse post foi feito com muito amor para todos os vovôs e vovós que se fazem presente, e em especial, aqueles que agora são uma saudade diária. Esperamos que sirva de lembrete para aproveitar ao máximo a companhia de um amor tão genuíno 🧡
A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.









Comentários