Páscoa: a curiosa origem dos ovos de chocolate e a tradição pelo mundo
- Pópidi
- 14 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023
Por Pedro Gandra | Abril 14, 2022

Quando chega a Páscoa, é comum distribuirmos ovos de chocolate e fazer brincadeiras entre as crianças, que se deliciam com a tradição da data. Mas você já parou para pensar sobre o significado e a origem por trás desses costumes?
A Páscoa é considerado um feriado tipicamente religioso, associado ao calendário cristão, mas suas raízes remetem a um período mais antigo a ressureição de Cristo, conforme narra a Bíblia.
Antes de se tornar o que é hoje, para celebrar a passagem do inverno para a primavera, os pagãos costumavam pintar ovos bem coloridos em homenagem a Deusa Esther, ou Ostera, daí a origem do nome Easter, páscoa em inglês.
Na mitologia germânica, Esther era conhecida como a Deusa da Primavera, pois tinha o poder de devolver o verde e a vida de volta aos campos, representando o renascimento e a vida. Segundo a lenda, quando a Deusa tocou o solo para trazer prosperidade as plantações e acalmar as pessoas angustiadas que acreditavam que o inverno nunca iria acabar, uma lebre em sua presença botou um ovo colorido.

Mais tarde, a Igreja Católica adaptou a crença a narrativa bíblica, numa tentativa de atrair cada vez mais seguidores ao cristianismo.
Já o chocolate, foi introduzido pelos franceses a partir do contexto da industrialização, que esvaziavam os ovos de galinha e preenchiam as cascas vazias com o doce, além de decorar com pinturas e embalagens coloridas. Conforme o tempo, essas práticas ganharam várias facetas ao redor do mundo. Algumas delas, bem curiosas:
Alemanha
Uma tradição bastante comum entre os alemães, é decorar os galhos secos das árvores justamente com ovinhos coloridos pintados artesanalmente. É possível passear nas ruas e encontrar vários jardins com essas árvores decoradas, chamadas no país de "Osterbaum". Algumas árvores são tão grandes que oferecem um visual realmente impressionante quando estão completamente decoradas.
Geralmente, é uma atividade para se fazer em família, que consiste em esvaziar as cascas com uma técnica própria, furando dois pontos sem quebrar a casca do ovo, deixando escorrer a gema e a clara por entre eles. Depois, é só colocar a criatividade em ação na hora de pintar.

Escócia
Na Escócia, as crianças se reúnem para fazer uma brincadeira, que consiste em jogar ovos cozidos ladeira abaixo. O ovo que chegar até o final sem quebrar é considerado o vencedor.

Suíça
Outro costume bem interessante e diferente na Suíça, é que em algumas regiões, principalmente na cidade de Nyon, é comum encontrar fontes d'água decoradas pela cidade. Os moradores realizam uma competição anualmente no Lago Genebra, que premia a decoração da fonte mais bonita.

Finlândia
A celebração na Finlândia pode parecer estranhamente com um Halloween fora de época. As crianças costumam se fantasiar de bruxas e vão de porta em porta pedir chocolate no domingo de Páscoa em troca de bênçãos.
Como a crença em bruxas era comum na Europa antiga, as pessoas passaram a acreditar que se fossem gentis com as velhas senhoras (geralmente agricultoras e solitárias), elas não usariam sua mágica contra suas famílias. Também é comum acender fogueiras comunitárias para espantar bruxas e o "mal olhado".
Outra tradição é as famílias plantarem a primeira grama após um longo e rigoroso inverno, para comemorar a chegada da primavera. As crianças plantam as sementes em potinhos, que podem ser compradas em lojas, e observam germinar. Depois, elas pintam as folhinhas com pontinhos coloridos e colocam para enfeitar as mesas das casas.

Austrália
Diferente da maioria dos países, o coelho não é usado como símbolo nas comemorações de Páscoa. Ao invés disso, quem traz os ovos de chocolate é o Bilby, um pequeno mamífero nativo da região. A substituição ocorreu por coelhos serem considerados pragas no país, após serem trazidos por estrangeiros para perpetuar suas práticas de caça. O marsupial foi adotado como "mascote" oficial do país devido a esforços do governo para gerar conscientização sobre o risco de extinção de espécies nativas.

Que tal aproveitar a Páscoa para realizar alguma dessas atividades? Se você já tem algum costume específico para celebrar a data, não deixe de compartilhar com a gente nas nossas redes sociais!
A Pópidi é uma marca que acompanha o crescimento das crianças, se conectando com o universo infantil, trazendo conteúdos relevantes para toda a família.
コメント