Educação ambiental: 4 projetos incríveis para fazer com os pequenos
- Pópidi

- 15 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Por Giovanna Araujo e João Vitor Oliveira | 5 de julho de 2024

A educação ambiental nos ensina a rever certas ações em relação a cuidar do meio ambiente, tanto individualmente, quanto em grupo, levando em consideração não só a pauta natural, mas social e cultural também. Para aprendermos a explorar a natureza de uma forma não agressiva, o primeiro passo é focar na transformação interna para que a parte externa seja feita corretamente. As consequências da degradação são visíveis ao mundo todo, como aumento das temperaturas e catástrofes ambientais que comprometem a qualidade de vida das gerações futuras. É essencial criar ou ajustar modelos de desenvolvimento, começando pelo conhecimento da importância da educação ambiental, sensibilização e conscientização.
Então aqui vão alguns exemplos de projetos e atividades sobre educação ambiental que podem ajudar nossos pequenos a pensar com consciência no próprio futuro e das próximas gerações.
01. JARDIM DE POLINIZADORES
OBJETIVO: Criar habitats que atraiam e sustentem polinizadores como abelhas, borboletas e beija-flores; demonstrando a importância da biodiversidade da fauna e flora. MOTIVO: Tanto os animais, quanto as plantas foram bastante impactados pelo aumento de território e exploração de novos ambientes para atividades agrícolas, prejudicando os biomas e estruturas ecológicas essenciais para o funcionamento do ecossistema, como a de polinização.
ATIVIDADES: Plantio de flores, legumes, verduras e plantas nativas no quintal, construção de abrigos para polinizadores com garrafas pet, monitoramento e estudo das espécies de insetos visitantes.
BENEFÍCIOS: Apoio à biodiversidade local, aumento da polinização e produção de alimentos frescos que podem ser utilizados no dia-a-dia e educação sobre a importância dos polinizadores.
Dicas para uma horta polinizadora
Escolha um local bem ensolarado: hortas, usualmente, precisam de muita iluminação.
Seleção do que será plantado (leve sempre em consideração):
– A quantidade de luz disponível no ambiente.
– Sua disposição de regar a horta.
– A quantidade de vento.
Opções para plantio: Manjericão, cúrcuma, jambu, erva-doce, cebolinha, girassol, ora-pro-nóbis, maracujá, pitangueira, jabuticaba, goiaba, araçá, capixingui, lantana, coentro, funcho, calêndula e tomate.
Esses exemplos se adaptam bem ao contexto urbano e atraem tanto abelhas passageiras, como as próprias para polinização, que não possuem ferrão. Com essa lista acima é possível criar uma plantação melípona anual, ou seja, flores na sua horta ou jardim o ano todo e, para isso, a variedade é essencial.
02. RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS
Objetivo: Ensinar sobre a importância da reciclagem e como reduzir a geração de lixo, pensando no consumo com consciência sustentável.
Atividades: Coleta seletiva de resíduos, oficinas de artesanato com materiais recicláveis, visitas a centros de reciclagem.
Benefícios: Redução do impacto ambiental, desenvolvimento da criatividade e conscientização sobre o consumo consciente.
03. DIA DE LIMPEZA
Objetivo: Promover a limpeza de espaços públicos e a conscientização sobre o lixo e consumo sustentável.
Atividades: Mutirões de limpeza em praias, parques e rios, coleta e separação de resíduos, campanhas educativas sobre a importância de manter o ambiente limpo.
Benefícios: Melhoria da qualidade dos espaços públicos, desenvolvimento do senso de responsabilidade e cidadania.
04. CAMINHADAS ECOLÓGICAS E OBSERVAÇÃO DA NATUREZA:
Objetivo: Estimular o contato direto com a natureza e a observação do ecossistema local, para que os pequenos possam entender que fazemos parte de um todo e as consequências das nossas ações, são diretamente direcionadas ao meio ambiente.
Atividades: Caminhadas em parques e reservas naturais, observação de aves e insetos, identificação de plantas nativas.
Benefícios: Aumenta o conhecimento sobre biodiversidade e a importância da conservação dos habitats naturais e o nosso pertencimento a natureza.
Essas dicas e atividades podem ajudar no processo de conscientização sobre a educação ambiental, gerando cidadãos conscientes na melhoria da qualidade de vida da sua geração e das futuras.
PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA IDEALIZAÇÃO DOS PROJETOS:
JOÃO VITOR DE OLIVEIRA
Biólogo formado pela Universidade Paulista (UNIP) - Graduado com ênfase em Educação Ambiental














Comentários