Dia da Água: 22 curiosidades sobre a água que consumimos | Águas Subterrâneas
- Pópidi
- 21 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023
Por Pedro Gandra | Março 21, 2022 |

Muitas pessoas podem não saber, mas no dia 22 de março, se comemora o Dia Mundial da Água. A data existe para discutir questões relevantes relacionadas a esse recurso natural, como saúde, qualidade e quantidade, além de sua preservação ao redor do planeta.
A campanha, idealizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), escolhe um tema diferente a cada ano, para gerar reflexões alinhadas à atualidade e promover a conscientização do público. No ano de 2022, o slogan é “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.
Como funciona a água em nosso corpo?
A discussão sobre a importância da água já é amplamente abordada, mas a dificuldade de acesso à informação e o contexto social em que muitos vivem, fazem com que a informação não chegue à grande parte da população, incluindo a parcela que não possui acesso a, pelo menos, saneamento básico, como em comunidades carentes e países mais pobres.
70% do nosso corpo é formado por água, e sem ela, provavelmente não haveria vida. A água é responsável por garantir funções fundamentais para a sobrevivência, desde regular a temperatura corporal, transportar substâncias e nutrientes, até proteger estruturas como o sistema nervoso.
A água no planeta: fatos e curiosidades interessantes
1 - O Brasil é responsável por possuir 12% de toda a água doce do planeta. Nosso país é privilegiado pelos imensos reservatórios subterrâneos, sendo o Aquífero Guarani um dos maiores do mundo, cobrindo o equivalente a 70% do território nacional, atrás apenas do sistema subterrâneo amazônico SAGA.

Imagem: Pixabay
2 - As principais ameaças da contaminação da água no solo, são por arsênicos, como agrotóxicos e inseticidas, somados ao avanço dos efeitos da agricultura, urbanização e crescimento da população, além das mudanças climáticas.
3 - Apenas 2% da água é potável. Mais de 780 milhões de pessoas não possuem acesso a água limpa. Segundo a ONU, o número de pessoas que poderão não ter acesso a água potável pode ser de 1,8 bilhão até 2025.

Imagem: Greenview
4 - Uma única nuvem chega a pesar 500 toneladas. Feitas de água, podem parecer uma estrutura leve e simples à primeira vista, mas sua composição e variados formatos, revelam a complexidade da atmosfera e podem dizer muito sobre o clima.

Imagem: Pixabay
5 - Há várias evidências científicas que indicam a presença de água em diferentes estados no universo, e que este pode ter sido o elemento responsável pela formação das primeiras estrelas e antecedente a origem do cosmos. A NASA já anunciou a descoberta de água congelada em Marte e na Lua, e estudos concluíram que pode haver água presente em pequenos cristais de gelo que formam os anéis de Saturno, e até mesmo um oceano em uma das luas de Júpiter. O que faz com que esse elemento possa ser abundante em todo o espaço.

Imagem: Pixabay
6 - De toda a água que consumimos, a maior parte, cerca de 70%, é utilizada pela agricultura, 20% para produção industrial, enquanto apenas 10% são usados para consumo próprio.
7 - Para fabricar um único smartphone, são gastos aproximadamente 12.760 litros de água, enquanto um copo descartável de plástico utiliza 500 ml de água, chegando a gastar mais do que lavar um copo de vidro na pia.

Imagem: Pixabay
8 - Existe um conceito chamado pegada hídrica, que é utilizado como uma espécie de indicador para mensurar o volume de água necessário na produção de bens de consumo ou serviços, como vestimentas ou eletrônicos. O conceito foi criado pelo professor Arjen Hoekstra, para o Instituto UNESCO-IHE de Educação de Recursos Hídricos, com o objetivo de gerar consciência sobre a quantidade de água gasta na fabricação desses bens, além de promover o uso sustentável.
9 - A ONU pontua que 110 litros por habitante ao dia, é o suficiente para suprir as necessidades básicas do consumo de água por uma única pessoa.

Imagem: Pixabay
10 - A Declaração Universal dos Direitos da Água, é um documento publicado pela ONU em 1992, que define em seus 10 artigos, os princípios e diretrizes que tratam da visão responsável sobre o consumo mundial da água. Entre os principais pontos, é de que a água é considerada um patrimônio do planeta e um direito fundamental aos seres humanos. O texto também destaca que a água tem valor social, econômico e sanitário, e deve, portanto, ser preservada.
11 - A Agenda 2030, conjunto de metas para reduzir o impacto do consumo humano da água no meio ambiente, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para enfrentar a desigualdade na distribuição e acesso á água potável e saneamento.

Imagem: Pixabay
12 - Pelo menos 65 milhões de pessoas na América Latina não possuem acesso a água limpa e sabão. (OPAS/OMS 2020)
13 - Somente a cidade de São Paulo, desperdiça 34% da água produzida no Estado, e as principais causas do problema, seriam vazamentos nas tubulações e instalações clandestinas.

Imagem: Pixabay
14 - 80% das águas residuais retornam ao meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento. (UNESCO, 2017)
15 - Quase 40% de todo o ecossistema europeu é afetado pela chuva ácida. O fenômeno é provocado pela liberação de gases tóxicos na atmosfera, que se juntam com gotículas de água, e são uma das causas de problemas ambientais maiores, como a erosão e o desmatamento. (WWF, 2019)

Imagem: Pixabay
16 - Mais crianças morrem por doenças ou infecções relacionadas a contaminação d'água do que em guerras e outras doenças como malária ou sarampo.
17 - Uma torneira que goteja sem parar pode desperdiçar até 3 mil litros de água em um ano.

Imagem: Pixabay
18 - Os Estados Unidos gastam em média 370 mil litros de água por dia, sendo que 26% do total da água utilizada em residências é gasta em descargas.
19 - As regiões da Ásia e do Pacífico possuem a menor disponibilidade de água per capita do mundo, e é estimado que o uso das águas subterrâneas aumente em 30% até 2050.
20 - Na África Subsaariana, mulheres e crianças caminham por longas distâncias e perdem até 6 horas por dia para encher baldes d’água, devido a escassez do recurso e falta de infraestrutura local.

Imagem: FineArtAmerica
21 - As calotas polares retém cerca de 70% de toda a água doce. O derretimento das geleiras provocado pelo aquecimento global, representa uma ameaça para a sobrevivência da vida na terra, já que o aumento do nível dos oceanos, pode alterar a geografia do globo e desencadear uma enorme crise humanitária, como fluxos migratórios, o que significa o desaparecimento total das praias e cidades costeiras, como o Rio de Janeiro, que ficaria submerso.

Imagem: Pixabay
22 - Os oceanos são os grandes responsáveis pela produção de oxigênio e da regulação do clima do planeta. A acidificação dessas águas, processo que torna a água mais ácida, devido a emissão de CO2 excessivo, têm impacto direto na preservação de espécies e ecossistemas que dependem da água marinha para sobreviver.
Para mais informações, acesse o material de divulgação criado pela UN Water.
A Pópidi é uma marca que acompanha cada passo do desenvolvimento saudável das crianças, e reforça seu compromisso de trazer conteúdos relevantes e informações úteis para toda a família.
Comments