top of page

Autoestima Infantil e o impacto na vida adulta.

  • Foto do escritor: Pópidi
    Pópidi
  • 30 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2024

Por Giovanna Araujo | 30 de junho de 2023 O autoconhecimento é muito difícil, principalmente na infância, pois estamos desamparados em relação a exemplos de como se comportar diante de situações que nunca presenciamos. Sendo assim, a inteligência emocional é algo que deve ser tratada como prioridade na educação das crianças, providenciando todo apoio familiar necessário. Uma criança feliz e confiante, impacta não só a si, mas todos ao redor.


ree

A autoestima é basicamente uma "autoavaliação", ou seja, como a pessoa vê suas ações, sentimentos, fisionomia e outros atributos. Porém, não se baseia somente nisso, envolve também o modo que ela se enxerga e compara em relação aos outros - o que dizem, o que fazem, como reagem e entre outras coisas. Se engana quem pensa que nascemos com essa habilidade, na verdade, somos ensinados a desenvolvê-la ou retraí-la durante nosso crescimento e a infância por ser o momento que estamos mais expostos a recolher informações das mais diversas influências, decide valores que muitas vezes carregaremos pelo resto da vida.


O cuidado dos adultos em como agir, quando o assunto são os pequenos, têm que ser redobrado. Como, por exemplo, na hora de elogiar a criança, é extremamente importante saber elogiar o esforço realizado por ela e não apenas o resultado, pois desse modo, ela cresce entendendo que, melhor do que ser reconhecida apenas pelo seu sucesso, é ter sua trajetória respeitada. Além de ter o livramento do medo de errar, a criança cresce sabendo que as pessoas gostam dela pelo que é e não pelo que faz.


Atribuir responsabilidades de acordo com a capacidade é outro fator que impacta muito no fortalecimento da autoestima infantil, já que, quando você determina uma função em que sabe claramente que a criança não vai conseguir fazer, se torna o principal culpado de uma frustração enorme que poderia ter sido evitada. Além disso, permitir que tomem suas próprias decisões e lide com as consequências (claro que somente aquilo que não for perigoso para a criança) ajuda na construção da independência.


"Nunca faça pela criança, aquilo que ela acha que pode fazer sozinha"

- Maria Montessori


Para trazer uma visão mais clínica sobre o conteúdo, convidamos uma profissional para esclarecer algumas dúvidas referentes ao tema abordado. A Psicóloga Marina Gajardoni, com formação pela UNORP- Centro Universitário do Norte Paulista, tem a sua área de atuação voltada para o ambiente familiar, realizando atendimentos individuais, orientação para pais, terapia de casais e acolhimento no processo do luto. Confira abaixo o vídeo com a entrevista.




A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.








 
 
 

Comentários


LOGO P PNG 2.png

OLÁ, FICAMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Pópidi e nossos objetivos.

Fique por dentro do nosso conteúdo

Obrigado por estar aqui!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LOGO WHATSAPP PNG_edited
  • LOGO P PNG

Compartilhe a sua opinião

Avalie-nosRuimJustoBomMuito bomExcelente Avalie-nos

Obrigado!

© 2021. Criado com Wix.com

bottom of page