top of page

5 mulheres que fizeram história ⋆.ೃ࿔*:

  • Foto do escritor: Pópidi
    Pópidi
  • 23 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2024

Por Giovanna Araujo | 23 de fevereiro de 2024

Seja na área da ciência, linguagens ou até mesmo do entretenimento, sempre conseguimos encontrar uma mulher bem sucedida, servindo de inspiração e referência.

ree

Enfrentando diversos obstáculos, as 5 mulheres que iremos apresentar para vocês hoje, souberam fazer escolhas boas, a partir de momentos ruins. Com muito foco, sensibilidade, empatia e inteligência, por meio de suas ações, conseguiram mudar o mundo. Vem saber mais sobre elas aqui embaixo:



1- CORA CORALINA (1889 - 1985)


Em uma casinha muito aconchegante localizada em uma ponte na cidade de Goiás, vivia Cora Coralina, uma menininha muito talentosa que amava escrever e se considerava uma poetisa, infelizmente a sua família discordava disso, não queriam que ela finalizasse os estudos e muito menos apoiavam o seu amor pela escrita e pela leitura, achavam que o melhor para ela era casar e formar uma família. Quando ficou mais velha, Cora se casou e dedicou boa parte da sua vida e de seu tempo, à sua família, mas nunca deixou o seu sonho de lado, tinha a escrita como passatempo.


Aos 60 anos, voltou para a casinha na ponte onde passou toda a sua infância, decidiu que era hora de finalmente se dedicar a carreira de poetisa. Para se manter, Cora resolveu vender bolos, quem os comprava dava imensa sorte de receber um de seus poemas com a sobremesa deliciosa. Ganhou muito reconhecimento por seus dons, sua escrita era invejável, mesmo tendo estudado somente até a 3º ano do ensino fundamental. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos, recebendo muitos prêmios pela obra. Hoje em dia a casinha na ponte onde morou, virou um lindo Museu, para apreciar sua vida e suas artes.


2- HARRIET TUBMAN (1822 - 1913)


Certo dia uma garotinha estava em frente ao mercado, quando de repente, um homem negro passa correndo em sua frente e logo atrás dele vem um homem branco gritando: "Prendam esse homem, ele é meu escravo e está fugindo!", um peso foi arremessado na tentativa de impedir o fugitivo, mas infelizmente acabou acertando Harriet, que também era escrava, bem na cabeça. Anos mais tarde, mesmo com as sequelas deixadas por esse acidente (que incluíam fortes dores de cabeça e crises de narcolepsia, doença que causava sono profundo durante o dia, mesmo que tenha tido uma boa noite de sono), ela se tornou um nome muito importante na história da luta abolicionista.


Conseguiu fugir para a Filadélfia (local onde a escravidão era proibida), mas retornou a Maryland (local de seu nascimento) diversas vezes, a primeira delas para resgatar sua família e as outras 19 vezes, foram missões de resgates, que resultaram em mais de 300 escravos libertos. Durante 11 anos de viagens ela nunca perdeu ninguém e nunca foi presa.


3- MANAL AL - SHARIF (1979)

Era uma vez uma garota que vivia na Arábia Saudita, ela queria muito dirigir, porém, por conta de regras religiosas, as mulheres eram proibidas de conduzir qualquer tipo de veículo e privadas de diversos outros direitos básicos. Um dia, ela decidiu quebrar essas regra, pegou o carro de seu irmão, saiu dirigindo pela cidade e postou um vídeo no YouTube onde perguntava: "Se homens podem dirigir, porque mulheres não?".


E foi esse simples questionamento que fez Manal ser presa e prometer nunca mais dirigir, as autoridades temiam que mais mulheres fizessem o mesmo e assim eles perderiam o controle da situação. O medo não foi em vão, pois o vídeo viralizou e diversas mulheres sauditas, num ato de protesto e coragem, foram para a rua, dirigindo e desafiando as autoridades religiosas. Manal chegou a ser presa outra vez, porém continuou sua luta pelo direito das mulheres.

"A chuva começa com uma única gota" Manal Al - Sharif


4- MARIE CURIE (1867 - 1934)

Nascida em Varsóvia, na Polônia, vivia uma garotinha, filha de professores, que amava muito a ciência, seu nome era Marie. Formou-se na escola aos 15 anos, porém enfrentou muita dificuldade para ingressar no ensino superior, já que a Universidade de Varsóvia não aceitava mulheres, precisou se mudar para Paris, para ir em busca do seu sonho, começou seus estudos então na Universidade de Sorbonnne, lá conheceu seu marido e parceiro de pesquisa.


Em 1897, Marie iniciou seus estudos sobre as radiações produzidas pelo urânio, foi responsável pela criação do termo radioatividade ao concluir que a radiação emanava de dentro do átomo. Em 1903 recebeu seu Prêmio Nobel de Física, pelos estudos em parceria com Pierre Currie (seu marido) e o cientista Henrique Becquerel, recebeu também a Medalha Navy, honraria dada pela Real Sociedade de Londres. Foi a primeira mulher a receber tais honrarias.


Já em 1911, se tornou a única pessoa no mundo a receber dois prêmios nobéis em áreas diferentes da ciência, pois com a sua descoberta de dois novos elementos - Rádio e Polônio -, Marie tinha mais uma grande conquista atrelada a seu nome, O Prêmio Nobel de Química.



5- MATILDE MONTOYA (1859 - 1939)

Era uma vez, uma menina muito inteligente que vivia no México, seu nome era Matilde. Aprendeu a ler e escrever aos 4 anos e aos 11 anos já estava preparada para o ensino médio, aos 16 anos se dedicou muito aos estudos para um dia se tornar parteira, mas tinha um sonho muito maior: ser médica.


Conseguiu ingressar na Escola Nacional de Medicina, mas o período na instituição não foi muito fácil, era a única mulher entre todos os estudantes da escola, sofria muito com diversos comentários preconceituosos e desencorajadores, além disso, ao final do seu primeiro ano de curso, a universidade tentou expulsa-lá.


Em um ato de desespero, ela escreveu uma carta ao Presidente do México, explicando a sua situação e pedindo ajuda, surpreendentemente ela obteve uma resposta, o presidente escreveu uma carta diretamente para a universidade, pedindo para que parassem com a injustiça e deixassem a garota concluir seus estudos, além disso, sancionou uma lei que permitia que mulheres pudessem cursar medicina.


No dia do exame final, o presidente e sua esposa foram até a universidade para prestigiar Matilde. Ela se formou com maestria, se tornando assim a primeira médica mexicana da história.



Que nossas pequenas possam se inspirar nesses ótimos exemplos de mulheres corajosas, criativas, inteligentes e empáticas, podendo assim, crescer, cheias de sonhos e desejos, tendo a certeza de que podem ser o que quiserem ser ❤️


ree


















 
 
 

Comentários


LOGO P PNG 2.png

OLÁ, FICAMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre a Pópidi e nossos objetivos.

Fique por dentro do nosso conteúdo

Obrigado por estar aqui!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LOGO WHATSAPP PNG_edited
  • LOGO P PNG

Compartilhe a sua opinião

Avalie-nosRuimJustoBomMuito bomExcelente Avalie-nos

Obrigado!

© 2021. Criado com Wix.com

bottom of page