15 de novembro: Proclamação da república.
- Pópidi

- 10 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2024
Por Giovanna Araujo | 10 de novembro de 2023 Resultado de uma insatisfação, de militares e civis, com o regime monárquico adotado pelo país naquela época.

Os militares estavam descontentes com seus salários, carreira e repressão de seus posicionamentos políticos. As elites crescentes no Brasil reclamavam da baixa representação na política, grupos exclusos da sociedade exigiam maior participação nas questões eleitorais e os movimentos abolicionistas começavam a se popularizar, todos esses acontecimentos serviram de combustível para a instauração dos ideais republicanos.
Após a Guerra do Paraguai (1870) o regime monárquico entrou em decadência, se tornando incapaz de atender as necessidades e interesses do povo brasileiro. O movimento republicano surgiu na mesma época, com ideais consistentes e figuras políticas importantes, atraindo um enorme grupo de pessoas, resultando em um golpe de estado(1889), que causaria o exílio da família real e o fim da monarquia no Brasil.
A exigência de evolução tecnológica no país, fez com que a população enxergasse que a república talvez fosse a solução para tirar o país da estagnação, já que muitos consideravam a monarquia incapaz de reger uma sociedade.

MILITARES
A insatisfação estava relacionada diretamente com o reconhecimento e a profissionalização da corporação, eles exigiam melhorias salariais e promoções de cargo devido à participação na Gerra do Paraguai. Seu comportamento em relação à política era conflitante com a monarquia, pois os militares acreditavam ser tutores do Brasil, sendo assim, queriam expressar livremente a sua opinião política, o que não ocorria. Um caso muito marcante que exemplifica essa situação, é a punição aplicada sobre o Oficial Sena Madureira, após o mesmo mostrar apoio aos abolicionistas cearenses, em 1884.

POLÍTICA E SOCIEDADE
Na segunda metade do século XIX, o eixo econômico do Brasil já havia sido transferido integralmente do nordeste para o Sudeste. A província de São Paulo já se autodeclarava como o centro econômico do Brasil, porém tinha pouca participação na política, algo que incomodava muito a elite paulista, já que, outros locais como Rio de Janeiro e Bahia, com questões econômicas em decadência, tinham uma presença muito mais forte na política.
Em 1870 foi lançado o Manifesto Republicano, documento o qual criticava a centralização do poder e exigia a autonomia das províncias. A sociedade começou a se desenvolver, cidades surgiam e cresciam cada vez mais e as exigências para uma maior inserção na política, acompanhavam esse ritmo. Em 1881, foi aprovada a Lei Saraiva, que instituía novas regras para eleitores, após isso o número de pessoas que atendiam a esses critérios, foi de 1.147.066 milhões, para 157.296 mil. Dessa forma, a exclusão foi ampliada e as demandas para maior participação foram totalmente ignoradas.

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Uma conspiração começava a se formar em meados de 1880, ao longo dessa época as críticas ao imperador e seu modo de governar, só aumentavam. Mas um fator decisivo ocorreu em julho de 1889, um atentado contra o carro de Dom Pedro II, isso levou o império a proibir qualquer tipo de manifestação pública a favor da república. A revolta já era irreversível e então em novembro do mesmo ano o golpe começava a se fortalecer.
No dia 10 de novembro, uma reunião foi realizada com o intuito de convencer o influente Marechal Deodoro da Fonseca, a participar dessa revolução, o encontro foi um sucesso e agora um grande líder militar fazia parte desse futuro marco histórico. Nos dias seguintes, diversas mentiras sobre a monarquia começaram a ser espalhadas, gerando assim, ainda mais revolta entre o povo brasileiro.

Então, no dia 15 de novembro, Marechal Deodoro da Fonseca liderou as tropas até o quartel-general de Campo do Santana, onde exigiram a demissão do Visconde de Ouro Preto, o atual presidente do gabinete ministerial, o mesmo acatou a ordem e pediu exoneração do cargo. A mandos de Marechal Deodoro, foi preso logo em seguida. A Proclamação da República aconteceu na Câmara, anunciada pelo vereador José do Patrocínio. As ruas do Rio de Janeiro estavam em festa, em um alto coro de "VIVA A REPÚBLICA"! No dia seguinte, em 16 de novembro, a família real foi expulsa, embarcando imediatamente, com todos os seus pertences, para Lisboa, em Portugal. Um governo provisório foi estabelecido, com o Marechal Deodoro da Fonseca como Presidente do Brasil (o primeiro dos registros de nossa história).

A Pópidi reforça o compromisso de levar conteúdos e pautas relevantes sobre o universo infantil para toda a família, buscando ser uma marca presente em todas as etapas da vida da criança.









Comentários